ESTÁDIO ZEQUINHA RORIZ

O Estádio Zequinha Roriz, mais conhecido como Serra do Lago é um estádio de futebol brasileiro, situado na cidade de Luziânia, no estado de Goiás. Utilizado pela Associação Atlética Luziânia nos seus jogos pelo Campeonato Brasiliense de Futebol, tem capacidade para 21.564 pessoas.

localização:


Engenheiros do Estádio Serra do Lago O Prefeito Zequinha Roriz construiu e inaugurou o Estádio Serra do Lago, com capacidade para 21 mil 564 torcedores, sendo que 13.212, nas arquibancadas e 8.352, lugares na geral. A Tribuna de Honra tem capacidade para 377 cadeiras e é totalmente coberta. A cobertura das arquibancadas é de 1.255 metros quadrados, o que representa 25 por cento da área coberta do Estádio. O Estádio foi construído pela POLIGONO ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA. Cerca de 200 homens trabalharam oito meses na obra que consumiu 33 mil sacos de cimento e 200 toneladas de ferro. As arquibancadas são compostas de 50 degraus de 80 centímetros e numa área com a gleba de seis hectares de largura. Um dado impressionante é que as arquibancadas foram construídas através do nivelamento feitos na própria "serrinha", o que proporcionou um desnível das Cabines de transmissão de Rádio e Televisão até o gramado.

 


MODERNIDADE

O Engenheiro Fábio Areias, responsável direto pela execução dos trabalhos, afirmou que "Luziânia ganhou o que há de mais moderno em termos de engenharia esportiva". Para os engenheiros Juvenal Batista Amaral, Eduardo Amaral, Marco Aurélio e Eduardo Douglas Zambuja da Polígono "O Estádio reflete a visão do homem público que é ZEQUINHA RORIZ e demonstra a sua preocupação em apoiar o esporte da cidade e região".

 

VESTIÁRIOS

Ao todo são oito, quatro para os clubes, visitante e local, um para os árbitros, um para os gandulas, um para o Departamento Médico e um para Almoxarifado e Rouparia. Todos com estacionamentos privativos.

 

ACESSO

O acesso lateral às arquibancadas, a geral, à Tribuna de Honra, além de amplo espaço para os blocos das bilheterias, sanitários, lanchonetes, Cabines de Rádio e Televisão e estacionamento para 1.300 veículos.

 

APELIDO

A Secretaria de Deporto e Turismo promoveu concurso para a escolha do apelido do Estádio Zequinha Roriz votou 700 pessoas sendo que 170 votaram pelo apelido SERRA DO LAGO, que foi o vencedor, foram votados o apelido GIGANTE DA SERRINHA, SERRA DO OURO e RORIZÃO. Cilene Augusta de Souza, moradora à Rua Maria Lourenço, Quadra 101, Lote 23, Setor Fumal ? Luziânia-GO ficou com o prêmio de CR$ 500.000,00.

 

REINVIDICAÇÕES

Isso depois de inúmeras reinvindicações dos desportistas José Egídio Pereira Lima e Albino Inácio Soares, através do programa Mundo nos Esportes da Rádio Mega e nos jornais A Folha, O Popular, Correio Brasiliense, Ultima Hora. O Estádio, o maior do Entorno e um dos melhores do Estado de Goiás.

 

INAUGURAÇÃO

O povo de Luziânia e cidades vizinhas compareceram em grande número ao novo Estádio e saíram satisfeitos com o time local e com o novo Estádio. Quanto ao Botafogo, decepcionou totalmente a sua torcida. À tarde de Luziânia foram preenchidas com desfile das equipes mirins (escolinhas), descidas de Pára-quedistas de Brasília, discursos, chuvas e muitas homenagens.

 

A Partida de Inauguração Luziânia X Botafogo-RJ

 Repórter Marlon Nascimento entrevista o atacante Vivinho observado pelo torcedor Almir SiqueiraO torcedor Almir Siqueira nos vestiários, ao lado de jogadores do Botafogo

O JOGO

O Luziânia surpreendeu até mesmo aos torcedores mais apaixonados. Precavido, jogou com cautela. Nos primeiros dez minutos exerceu forte pressão sobre o Botafogo, obrigando o goleiro Zé Carlos a praticar várias intervenções difíceis. Depois do susto inicial, o Botafogo equilibrou o jogo e passou a ter leve domínio do time de Sidney Nascimento. Willian Stein no gol, Eduardo Gaúcho na zaga, Carlos Alberto e Zé Vieira no ataque, se destacaram na partida, obrigando os botafoguenses a exercerem cuidados especiais em todos os setores do campo. Djair, Pingo, Nelson e Macalé, pelo Botafogo, tiveram dificuldades para bloquear as principais jogadas do Luziânia, pela rapidez com que elas eram executadas. E foi com toques rápidos e deslocamentos constantes que o Luziânia fez o gol da vitória. Tudo aconteceu com um lançamento longo para o ponta Zé Vieira na entrada da área pelo setor direito. Aproveitando-se da falta de marcação, chutou forte, enviesado, houve o rebote do goleiro Zé Carlos, e Rogerinho surgiu na pequena área para chutar com violência para o gol vazio e fazer a festa com a torcida do Luziânia.

 

SEGUNDO TEMPO

O mesmo esquema tático do primeiro tempo foi colocado em prática no segundo, de tanto tentarem o gol sem alcançar sucesso, os botafoguenses ficaram nervosos, de tanto reclamarem e praticar o ante jogo. Foram expulsos pelo árbitro Dario Souza Campos, Vivinho, Nélson e Marcão. O Luziânia poderia ter chegado ao segundo gol se o árbitro tivesse marcado um pênalti do goleiro Zé Carlos contra o ponta Rogerinho.

 

Engenheiros do Estádio Serra do Lago
UNIFORMES

O Luziânia iniciou o jogo no primeiro tempo com o seu segundo uniforme todo branco e o Botafogo com o seu primeiro listrado, no segundo tempo o Botafogo voltou todo de branco com o seu segundo uniforme e o Luziânia com o seu primeiro listrado.

 

DESPEDIDA DE ZÉ VIEIRA

Essa partida marcou também a despedida de Zé Vieira que se despediu do futebol profissional e vestindo a camisa do Luziânia e foi dedicar-se a sua empresa de engenharia que foi também responsável pela fiscalização das obras do estádio.

 

 

Engenheiros do Estádio Serra do Lago
O PRIMEIRO GOL NO SERRA DO LAGO

Aconteceu aos 36 minutos do primeiro tempo, com o qual o Luziânia derrotou o Botafogo, do Rio, por 1X0, diante de um publico de mais de dez mil pessoas E foi com toques rápidos e deslocamentos constantes que o Luziânia fez o gol da vitória. Tudo aconteceu com um lançamento longo para o ponta Zé Vieira na entrada da área pelo setor direito. Aproveitando-se da falta de marcação, chutou forte, enviesado, houve o rebote do goleiro Zé Carlos, e Rogerinho surgiu na pequena área para chutar com violência para o gol vazio e fazer a festa com a torcida do Luziânia.